" Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser." Paulo Freire

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA

Estamos na semana comemorativa ao dia da consciência negra, 20 de novembro, este dia é reconhecida pelos descendentes africanos no Brasil, tem um simbolismo muito grande a todos no Brasil, pois mais que um simbolo de reconhecimento histórico, é um dia de comemoração, celebração e de festa as conquistas que os movimentos sociais afro tem travado contra todo o preconceito e a ignorância da sociedade brasileira contra o negro, não devemos esquecer que a contribuição do africano para o crescimento econômico, politico e cultural foi de suma importância, e a inserção do estudo e respeito a esta etnia não é só, de reconhecimento na história mas um dever de todos os cidadãos conscientes brasileiros.

7 comentários:

  1. Neste dia devemos comemorar pela contribuicao do negro na nossa sociedade,eles contribuiram com o crescimento economico e cultural,alem de que,eram eles que serviam de escravos para trabalhar em cafeeiros,em plantacoes de cana de acucar,e nao recebiam nem salario nem bom tratamento,o que eles recebiam eram chicotadas e mais chicotadas.Por isso e muito mais devemos respeitalos e adimira-los,e dever de todo cidadao reconhecer que eles marcaram nossas vidas.

    PRISCILLA 7º01

    ResponderExcluir
  2. Para mim o dia da conciência negra é uma data para refletir sobre o racismo e devemos lembrar que a contribuição do africano foi de suma importância para o crescimento econômico, politico e cultural.

    Carolina C. 7º1

    ResponderExcluir
  3. os negros contribuiram para a nossa sociedade no crescimento economico,cultural e politico,lutaram contra a ignorancia e o preconceito,trabalharam muito e sofreram muito.Devemos comemorar esse dia e todos os cidadaos tambem.

    PAOLA 7º01

    ResponderExcluir
  4. Essa data é mt importante , pois não devemmos descriminar as pessoas só pela cor dela ... Devemos reeconhecer seus valores.
    E mais ainda reeconhecer o valor dos negros pois foram eles que ajudaram na nossa sociedade no crescimento economico.
    Eles sofreram e lutaram muito , porque agora escrimina-los ?!Vamos respeitar cada cidadão !

    Ana Paula de Oliveira - 7°01

    ResponderExcluir
  5. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

    Natáfni 7º1

    ResponderExcluir
  6. a consciencia negra e um dia importante que deve ser comemorado pelos cidadaos,e deve ser encarado como um dia marcante em nossas vidas,por ter ajudado no crescimento economico,cultural e politico.Esse dia deve ser relembrado para que todos deixem de serem racistas.

    DANIELLE C. 7º01

    ResponderExcluir
  7. Os negros contribuiram com o crescimento econômico e cultural,além de que,eram eles que serviam de escravos para trabalhar em cafeeiros,em plantações de cana de açucar,e não recebiam nem salário nem um tratamento adequado.
    Por isso devemos ter respeito a eles e deixar esse racismo de lado e não julgalos só pela cor de sua pele,sabendo que eles foram de extrema importância para o nosso Brasil se tornar o que é hoje.
    Ana Rafaela Machado 7ª1

    ResponderExcluir