" Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser." Paulo Freire

quinta-feira, 14 de abril de 2011

HISTÓRIA IV

      A negação nos estudos científicos, biológicos, antropológicos, arqueológicos e históricos sobre a evolução do homem e os demais seres vivos é algo que não podemos mais aceitar, pois, a tecnologia nos da cada vez mais instrumentos para identificar e analisar a questão do evolucionismo. Documentos, programas televisivos, pesquisas cientificas, tudo nos mostra através dos meios de comunicação que o darwinismo propôs é algo surpreendente e real. Mas é claro, que não podemos nos esquecer da espiritualidade das pessoas, acho que uma das fugas deste mundo totalmente capitalista ( onde no mercado de trabalho somos todos concorrentes ) a religiosidade nos serve de abrigo, consolo, as palavras que são ditas na " igrejas da vida " podem dar sustentação a nós nesta vida de exploração das classes sociais. Assim observo que o evolucionismo esta ai, nas a religiosidade é muito importante para estarmos em sintonia com tudo e todos.

HISTÓRIA III

   A pré-história é dividida em três partes para o estudo: PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO e IDADE DOS METAIS.

CARACTERÍSTICAS

PALEOLÍTICO: Caça, pesca, coleta de frutos e nômades.

NEOLÍTICO: Domesticação de animais, agricultura e pastoreio.

HISTÓRIA II

    Sabemos que existe teorias para o surgimento do "homem", mas podemos citar duas: criacionismo( criação de Deus ) e evolucionismo ( evolução das espécies).

   Percebemos que em várias fontes de pesquisas científicas observamos o surgimento dos primeiros hominídeos, na África por volta de 4 milhões de anos atrás.

HISTÓRIA

     A história é uma ciência que estuda e pesquisa os aspectos sociais, culturais e econômicos das sociedades do passado através da fontes históricas, onde podemos citar: orais, sonoros, escrito, visual e cultura material.

     Os primeiros homens marcavam o tempo através dos ciclos naturais como o dia e noite, fases da lua e a posição dos astros.

     A LINHA TRADICIONAL DA HISTÓRIA OCIDENTAL divide a linha da história em cinco partes: Pré-história (comunidades primitivas), antiga, média, moderna e contempôranea.
     A pré-história é dividida em 3 partes: Paleolítico, neolítico e Idade dos Metais.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

IMAGEM 2 - FEUDO

IMAGEM 1 - FEUDO

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

1 - COMO ERA A ALIMENTAÇÃO DOS SERVOS?

2- QUAIS OS ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS NOBRES?

3 - CITE UM PRODUTO ALIMENTÍCIO CARO NA IDADE MÉDIA?

4 - A ALIMENTAÇÃO NOS PODE MOSTRAR A CLASSE DE UM GRUPO?

5 - DESCREVA COMO ERA UM RITUAL DE INGRESSO NA CAVALARIA:

6 - QUAL ERA O GRUPO QUE PERTENCIA A CAVALARIA?

7 - Interprete as imagens:

IMAGEM 1

a) O que era o Manso comum ?
b) O que era o manso servil ?
c) O que era produzido no manso senhoral ?

8 - DESCREVA O QUE VOCÊ VE NA IMAGEM 2

9 - O QUE ERA A CORVÉIA  ?

10 - O QUE ERA A BANALIDADE ?

11 - QUE LIGAÇÕES COM O NOSSO COTIDIANO PODEMOS RELACIONAR A IDADE MÉDIA?

O CAVALEIRO

O cavaleiro era um combatente armado que pertencia à nobreza feudal. Até o séc. X, só os vassalos mais importantes se tornavam cavaleiros. No séc. seguinte, a cavalaria afirmou-se como uma intituição ligada a toda  Nobreza. O ritual de ingresso na cavalaria marcava a passagem para a vida adulta: um adolecente de 18 a 20 anos recebia do senhor um golpe na nuca e as armas, que faziam dele um integrante do grupo de cavaleiros.

ALIMENTAÇÃO NO FEUDO

A alimentação indicava a condição social das pessoas. Em geral, os servos consumiam a carne cozida, que complementava as sopas e papas de cereais e legumes. A alimentação dos nobres, embora mais nutritiva que a dos camponeses, era pouco variada. Compunha-se principalmente de carne, peixe, queijo, cebola, nabo, cenoura, feijão, ervilha, maçãs e peras. O açúcar só se tornou conhecido a partir do séc. XII e, mesmo assim, era tão caro que só entrava nas cozinhas dos nobres mais poderosos.

Referência Bibliogáfica: Projeto Aráriba edit. moderna

FEUDO - DESENHOS

ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR ALUNOS DA 6 º SÉRIE 1 e 2