Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA
Cristian kleinschmidt
Assunto:
Formação do estado e as grandes civilizações
Quais conhecimentos você espera que os alunos construam?
Desenvolver no educando com se deu a formação das grandes civilizações historicamente.
Identificar as civilizações que desenvolveram estados complexos no fim do período da pré-história.
Demonstrar em um esquema a formação do Estado.
Contextualização do tempo e espaço na história.
Tempo de duração/turma
Duas aulas – primeiro ano do ensino médio
Conhecimentos prévios que seus alunos possuem acerca da temática
A partir do conhecimento dos alunos sobre o Estado, será indagado que eles estão em um colégio do estado, a partir deste ponto presente em seu dia-dia será levantado a questão.
Estratégicas e recursos de aula
No início da aula será levantado as seguintes indagações:
1 – O nosso colégio pertence a uma instituição do ESTADO ?
2 – Quando o estado surgiu ?
A partir destas perguntas será apresentado no Datashow, onde será apresentado um esquema do surgimento do estado, e suas necessidades de forma expositiva pelo professor. Após será apresentado um pequeno vídeo desenvolvido no Window Movie Maker onde revelará nome, características e imagens de várias civilizações com um fundo musical. Assim os alunos deverão estar observando quais são as civilizações que se desenvolveram a partir da formação do estado.
Recursos complementares
Sala de aula
Quadro Branco
Datashow
Computador
CD
Forma de avaliação
A avaliação ser feita com um texto desenvolvido pelos alunos sobre as civilizações distinguidas no video e comentário feito pelo professor, terão também como base de pesquisa o livro didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário