" Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser." Paulo Freire

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Curso - planejamento

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA

Cristian kleinschmidt

Assunto:
Formação do estado e as grandes civilizações

Quais conhecimentos você espera que os alunos construam?

Desenvolver no educando com se deu a formação das grandes civilizações historicamente.

Identificar as civilizações que desenvolveram estados complexos no fim do período da pré-história.

Demonstrar em um esquema a formação do Estado.

Contextualização do tempo e espaço na história.


Tempo de duração/turma

Duas aulas – primeiro ano do ensino médio


Conhecimentos prévios que seus alunos possuem acerca da temática

A partir do conhecimento dos alunos sobre o Estado, será indagado que eles estão em um colégio do estado, a partir deste ponto presente em seu dia-dia será levantado a questão.



Estratégicas e recursos de aula

No início da aula será levantado as seguintes indagações:

1 – O nosso colégio pertence a uma instituição do ESTADO ?
2 – Quando o estado surgiu ?

A partir destas perguntas será apresentado no Datashow, onde será apresentado um esquema do surgimento do estado, e suas necessidades de forma expositiva pelo professor. Após será apresentado um pequeno vídeo desenvolvido no Window Movie Maker onde revelará nome, características e imagens de várias civilizações com um fundo musical. Assim os alunos deverão estar observando quais são as civilizações que se desenvolveram a partir da formação do estado.

Recursos complementares

Sala de aula
Quadro Branco
Datashow
Computador
CD


Forma de avaliação

A avaliação ser feita com um texto desenvolvido pelos alunos sobre as civilizações distinguidas no video e comentário feito pelo professor, terão também como base de pesquisa o livro didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário