" Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser." Paulo Freire

segunda-feira, 11 de julho de 2011

MOVIMENTOS SOCIAIS

MOVIMENTOS SOCIAIS – Fundamentais para a democracia

Qual o papel e a importância dos movimentos sociais para a democracia?

Os movimentos sociais ( grupos, associações e organizações não governamentais que se articulam coletivamente em torno de uma luta específica) ajudam a demonstrar os pontos falhos da democracia representativa de modelo elitista que cirscunscreve a participação política ao processo de votação eleitoral. No período que separa uma eleição da outra, a maioria da população fica provada de interferir no andamento das políticas publicas e é exatamente através dos movimentos sociais que as demandas vão surgir e se expressar para o conjunto da sociedade.
Movimentos sociais fortes são fundamentais para que as decisões políticas sejam mais democráticas e tenham consonância com as demandas sociais. A cultura do associativismo e da solidariedade social presente nos movimentos sociais é fundamental para pressionar a ampliação do espaço público nas democracias liberais que tendem à privatização do Estado e do escopo de atuação civil. No Brasil, os movimentos sociais tiveram, no período recente, um papel importantíssimo no estabelecimento de novas relações entre o Estado e a sociedade no que tange, por exemplo, às relações de gênero, etnia, uso do espaço público e vários outros aspectos que democratizam esta relação.

Texto retirado da revista “ Mundo Jovem “, entrevista com Ana Maria Prestes Rabelo, Mestre em Ciência Política - Julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário